Equipamentos da Suppress reduzem geração de poeira em operações de mineração
A Suppress, empresa que desenvolve tecnologia para controle de poeira nos setores de mineração, demolição e construção pesada, oferece para o mercado brasileiro equipamentos de supressão de poeira da marca sueca Duztech. Os supressores permitem economia de água e aumento da eficiência nas operações, segundo Renato Almeida, sócio-diretor da Suppress.
“O equipamento é uma bomba de alta pressão que pulveriza a água e gera uma névoa fina que, em contato com a poeira, se adere a ela e faz com ela decante. Ele não realiza a eliminação da geração da poeira, mas evita que ela se disperse”, disse Almeida em entrevista, por telefone, ao NMB. Segundo Almeida, os equipamentos de qualquer operação de mineração, mesmo aqueles com a parte ambiental totalmente controlada, estão sujeitos a problemas. “Sugerimos que as empresas tenham nas unidades um equipamento móvel, como nossos supressores, que possa ser utilizado caso surja algum imprevisto”.
Almeida afirma que a Suppress trabalha em intervenções urbanas, como demolição e obras; e também em mineração, em diversas frentes, como pontos de lavras, carregamentos de caminhões e em formação de pilhas não muito grandes. “Em uma pilha de minério de ferro, por exemplo, se o fluxo do produto na pilha gera uma poeira, o nosso equipamento lança a névoa em determinado ponto, ela encontra essa poeira e a decanta”, afirmou.
Os supressores ou pulverizadores da Duztech, que podem alcançar uma distância de até 80 metros, são equipamentos que, apor meio da elevação adequada da pressão da agua e também do uso de bicos especiais, reduzem o tamanho da partícula da água. Segundo a Suppress, a névoa gerada é infinitamente mais eficiente na captura das partículas sólidas em suspensão que a água, na sua forma física natural.
FONTE: www.ibram.org.br/